segunda-feira, janeiro 21, 2008

Todos pelo Forficula Auricularia!!!!!

O Forficula auricularia é um insecto também conhecido por Rapa, Rapelho, Bicho-da-lenha, Bicha-Cadela, Lacrainha ou Tesourinha, provido de grandes cercos em forma de pinça, que lembram uma tesoura. É um insecto saprófago, de hábitos nocturnos e protegendo-se em fendas durante o dia.

Existem cerca de 1800 espécies em todo o mundo, variando de 4 a 80 mm de comprimento, possuem corpo estreito e alongado, de cor preta ou castanho-escuro.

É um insecto cosmopolita, concentrando-se principalmente nas regiões tropicais, abrigando-se em todo tipo de fendas húmidas, sob cascas de árvores, pedras e troncos.

São insectos omnívoros, alimentam-se de matéria de origem animal ou vegetal, podendo ser fitófagos ou predadores, alimentando-se de pólen, frutas em decomposição, insectos mortos ou vivos, fungos e outros.

Depois desta explicação só nos resta gritar alto pela preservação do Inigualável, O Grande Rapalhão! Esta espécie está em vias de extinção, e nós os Acabados o defenderemos até à exaustão!!!! Deixem viver o Rapalhão!!!!

Aqui fica uma foto de um belo exemplar



Pergunta de algibeira: Há quanto tempo não se cruzam com um Rapalhão?

8 comentários:

Tó Mané Homem disse...

A última vez que vi um matei-o, não sabia que estavam como os burros e o bacalhau!
Da minha parte vou preservar o rapalhão!

destruction disse...

Eu tb vou perservar o rapalhão!!se alguem lhe fizer mal faço queixa á liga dos animais que eles tratam do sarampo ao azarino!!!

Anónimo disse...

finalmente uma boa causa, já não via um rapalhão á anos, nem em foto. Obrigado por este momento :)
O rapalhão a vice-presidente do malakias.

Anónimo disse...

tao e preservar as chibas do tafoi?
e as lontras da sapatoa? e o burro do labiza? e os cavalos da amencoca? e os bacros da margalha?e os piruns do estoupa?e o tractor do ze chófer?

Espoginho disse...

Não vejo um à anos, mas já comprei um coleira adequada e quando encontrar, vai ser o meu animal de estimação. Troco o Rapalhão pelo meu Porfírio (é uma espécie de gato).

Anónimo disse...

Tenho a casa cheia dessas coisas horrorosas... são às centenas todas as noites sobem pelas paredes e invadem-me o exterior da casa, vindas do quintal. Algumas conseguem entrar e escondem-se em todos os cantos da casa,.. Se descobrir uma forma de as matar nem penso duas vezes....

Fadista disse...

Em Extinção?? Ainda no passado fim-de-semana apanhei uma praga delas!! Eram tantas que eu nem me arrisquei a sair do carro, e tive de usar as escovas do para-brisas para ver o caminho!!!!

Anónimo disse...

The hosts file is a popular, cross-platform way of blocking access to certain domains,
 such as ad-serving websites. Eating white sesame seeds in the morning, take alfalfa juice mixed with carrot juice and lettuce or third cup
of aloe vera juice every day are very good natural remedies.

Almost from the time of our grandparents and other ancestors,
the advantages of using olive oil are known to
all. The remaining oil in the scalp for a day and then follow up with a shampoo the next morning.

These resources side by side also promote healthy hair
growth and hair growth which are preferable to other
medications.

Look at my blog; hairstyles for men