segunda-feira, janeiro 21, 2008

Todos pelo Forficula Auricularia!!!!!

O Forficula auricularia é um insecto também conhecido por Rapa, Rapelho, Bicho-da-lenha, Bicha-Cadela, Lacrainha ou Tesourinha, provido de grandes cercos em forma de pinça, que lembram uma tesoura. É um insecto saprófago, de hábitos nocturnos e protegendo-se em fendas durante o dia.

Existem cerca de 1800 espécies em todo o mundo, variando de 4 a 80 mm de comprimento, possuem corpo estreito e alongado, de cor preta ou castanho-escuro.

É um insecto cosmopolita, concentrando-se principalmente nas regiões tropicais, abrigando-se em todo tipo de fendas húmidas, sob cascas de árvores, pedras e troncos.

São insectos omnívoros, alimentam-se de matéria de origem animal ou vegetal, podendo ser fitófagos ou predadores, alimentando-se de pólen, frutas em decomposição, insectos mortos ou vivos, fungos e outros.

Depois desta explicação só nos resta gritar alto pela preservação do Inigualável, O Grande Rapalhão! Esta espécie está em vias de extinção, e nós os Acabados o defenderemos até à exaustão!!!! Deixem viver o Rapalhão!!!!

Aqui fica uma foto de um belo exemplar



Pergunta de algibeira: Há quanto tempo não se cruzam com um Rapalhão?